O Frei Hilávio Rodrigues, foi impossado como novo pároco da Paróquia de Santa Maria dos Portuguese em Pretoria. Em suas próprias palavras diz “Surge do coração à mente uma oração, dirigida a Deus, inspirada no pedido de Salomão à Deus,”quando tomou posse do trono do Senhor como rei de Israel, no lugar de seu Pai David, que na presença do Senhor, subiu ao altar de bronze que está junto da tenda da reunião e ofereceu mil holocaustos. Nessa mesma noite, Deus apareceu-lhe e disse: «Pede! Que posso Eu dar-te?»
- Salomão respondeu a Deus:
Concede-me, a sabedoria e o conhecimento, a fim de que eu saiba conduzir este povo. - Deus disse a Salomão: já que é esse o desejo do teu coração, e não pediste riquezas, nem uma vida longa, a fim de governar o meu povo, do qual te fiz rei, concedo-te sabedoria e conhecimento.” (1Crónica 29,23; 2Crónicas 1, 6-12).
Portanto, para o sucesso desta missão, faço o mesmo pedido a Deus, que me dê sabedoria e conhecimento para governar esta paróquia, da qual a Custódia de Santa Clara de Assis de Moçambique, em parceria com a Arquidiocese de Pretoria, me pedem para administrar. Rezo e espero, que pela graça de Deus e protecção da Virgem Maria, venha a conduzir Sua Igreja e servir com amor e dedicação.
Esta Paróquia tem duas Missas ao Domingo, em Português, com uma percentagem de fiéis que variam entre 60 a 75 pessoas, na Missa das 9h. Na outra das 7h apenas 15 a 20 pessoas. Com excepção dos dias em que temos festas e funerais, onde chegam aproximadamente 100 pessoas. Igualmente, temos as Missas feriais que praticamente estamos só os dois Sacerdotes, duas irmãs Franciscanas Missionarias de Nossa Senhora e, quando possivel, participam 3 ou 4 dos idosos do nosso centro de acolhimento e dois de foram, que geralmente são angolanos. O centro, Lar S. Francisco, conta com 19 idosos, e muitos deles dependentes. A eles temos a obrigação de assistir-lhes espirtitualmente, a partir dos seus quartos ou local de descanso. O lar conta com a ajuda de alguns funcionários e uma Associação de Bem-Fazer, conhecida com a designação “Os LUSÍADAS.” Em fim, agradecemos as vossas orações e todo apoio que nos é oferecido. Que Deus vos abençoe pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima.
Fraternas saudações, com votos de Paz e Bem.
Comments are closed