Kigali (Ruanda), 17 de fevereiro de 2025
Em 17 de fevereiro de 2025, foi celebrada a criação da nova Conferência Africana de Língua Inglesa (ESAC) da OFM na Casa de Custódia da Custódia Autônoma de “Nossa Senhora de Kibeho” (Ruanda-Burundi).
A nova Conferência é composta pelas seguintes Entidades:
- Província “Nossa Senhora Rainha da Paz” (África do Sul)
- Província de “San Francesco” (Quênia, Malawi, Zâmbia, Uganda, Tanzânia);
- Custódia automática “Santa Chiara” (Moçambique);
- Custódia automática “Nossa Senhora de Kibeho” (Burundi-Ruanda);
- Departamento de custódia “Bom Pastor” (Zimbábue);
- “S. Francisco de Assis” (Sudão e Sudão do Sul);
- Fundação “Imaculada Mãe de Deus” (Angola).
Estiveram presentes na reunião, além do Ir. Victor Quematchá , Definidor Geral para a África, os Ministros Provinciais, os Custódios e os Presidentes das Fundações das Entidades da nova Conferência: Ir. Théoneste Twahirwa, Custódio da Custódia aut. “Nossa Senhora de Kibeho” (Burundi-Ruanda); Pe. Peter Tindo, Presidente da “S. Francisco de Assis” (Sudão e Sudão do Sul); Pe. Afonso Lage Nhampoca Luís, Custódio da Custódia aut. “Santa Chiara” (Moçambique); Pe. Fredrick Odhiambo Owor, Ministro Provincial da Província de “São Francisco” (Quênia, Malawi, Zâmbia, Uganda, Tanzânia); Pe. Thomas Makamure, Custódio da Custódia. “Bom Pastor” (Zimbábue); Pe. Siphelele Gwanisheni, Ministro Provincial da Província “Nossa Senhora Rainha da Paz” (África do Sul).
Ausente estava o Pe. Ivair de Carvalho, Presidente da Fundação “Imaculada Mãe de Deus” (Angola).
Os presentes elegeram o Ir. Siphelele Gwanisheni como Presidente, o Ir. Afonso Lage Nhampoca Luís como Vice-Presidente e o Ir. Théoneste Twahirwa como Secretário.
A criação da nova Conferência faz parte do processo de revisão completa da atual estrutura das Conferências, conforme formulado no Mandato n.º. 31 do Capítulo Geral de 2021.
O Definitório Geral, durante a sessão de 16 de janeiro, aprovou os Estatutos particulares da nova ESAC.

Comments are closed