Entre os dias 22 e 26 de Julho do corrente ano, 18 frades de opção laical provenientes de 9 países da Africa, estiveram reunidos na Africa do Sul,  no Centro de Retiros de La Verna,  sob a orientação do Frei Edson Augusto Nhatuve,  Secretário de Formação e Estudos para Africa.

Foi uma iniciativa do Secretariado Geral para a Formação e Estudos da Ordem, onde os Frades Leigos do mundo inteiro sâo dados opprtunidade para reflectir sobre a sua vocação à laicidade com o intuito de preparar o Congresso Internacional da Ordem dos Frades Leigos juntamente com o Capítulo Geral das Esteiras.

Ao longo deste dias, os irmãos partilharam as suas alegrias e esperanças,  mas também as angústias que experimentam no seu dia a dia na sua vida e missão.

Falou-se do chamamento à vocação laical como uma graça recebida de Deus, que requer respeito e estima por parte do resto da ordem e também do testemunho visível para que haja mais vocações laicais na ordem e a necessidade da revisão do seu plano formativo a nivel da Ordem,  mas também a nivel das Conferências e das Entidades.

Qual é a inserção do frade leigo na vida da Ordem e da Igreja? O frade leigo deve participar na Missão da Ordem e estar aberto para novas aventuras e para isso é preciso que tenham a chance de aceder aos estudos superiores nas suas Entidades,  mas também nas Universidades Pontifícias da Ordem.  Os Frades Leigos não devem substituir os frades sacerdotes nos seus serviços, mas cada qual fiel ao seu chamamento deve cumprir os seus deveres e obrigações.

No último dia tivemos a graça de estar com o Fr Siphelele,  Provincial da Provincia de Nossa Senhora Rainha da Paz da Africa do Sul,  o qual encorajou aos frades leigos na sua escolha e falou das alegrias e inquietações da Conferência Africaa na qualidade de vice-presedente da mesma. Por volta das 12h, tivemos a celebração da Missa presidida pelo Provincial e almoço conclusivo.

A todos, votos de Paz e Bem!

.

Categories:

Tags:

Comments are closed