A Custódia Autónoma Santa Clara de Assis, no último Capítulo convidou a todas as fraternidades a repensar nossas presenças e determinar os objetivos que cada uma delas tem.
À fraternidade de Manica e à fraternidade da filial de Jécua foi confiada a pastoral de uma grande e desafiadora paróquia rural, Nossa Senhora do Rosário com 74 pequenas comunidades. Além deste belo desafio evangelizador, os irmãos de Jécua contam com o acompanhamento e animação do Projeto Agrícola da Farma São Francisco.
É um projeto que a Custódia de Santa Clara assume como seu e confia aos irmãos Frei Calisto Tinga, Frei Leonardo Mavale, Frei Jorge Bender e Frei José Manuel Bambo, que, sendo guardião da fraternidade de Manica, estende o seu serviço ao trabalho em Jecua. Este ano 2024, contamos com a presença dois irmãos jovens, que enquanto eles se preparam para continuar seus estudos teológicos, patilham a vida na nossa fraternidade: o Frei Joaquim Anselmo da Cruz Puanela e o Frei Tobias Alfredo Magesso que são um valioso aporte para a vida fraterna e do trabalho cotidiano desta fraternidade. Agradecemos a Custódia por permitir que frades em formação participem em este espacio de Jécua.
Entendemos que este projeto é e quer ser cada vez mais evangelizador em seus caminhos e nos princípios que o acompanham. Inspirados nas Encíclicas Laudato Si e Fratelli tutti, procuramos criar um espaço de produção e desenvolvimento que gere recursos para a auto-sustentação da Custódia e, ao mesmo tempo, seja um espaço de educação e formação para que as comunidades da área podem melhorar as condições de vida, educação e alimentação. O lema aprender fazendo e ensinar fazendo é um princípio que nos acompanha.
Podemos dizer que estamos numa etapa inicial, a de criar as estruturas necessárias para fazer produtivo este espaço de 206 hectares. Já contamos com uma casa para a fraternidade e para acolher os irmãos que nos visitam. Ademais, já contamos com uma pocilga bem desenhada para a cria comercial de porcos. Agora sonhamos com uma câmara frigorífica com dois sectores: de congelamento (- 18°) e de conservação (+ 5°). Com a instalação destas câmaras podemos pensar em começar a comercialização de carne para ter um primeiro retorno produtivo.
Ademais, estamos à espera da aprovação do projecto apresentado a MZF e ao governo alemão para a construção do prédio que será o futuro Instituto Agrário São Francisco, que também será um espaço evangelizador. O nosso desejo é formar técnicos especializados em agro
pecuaria com qualidades e competencias para atender o mercado laboral e criar auto-emprego.
Num horizonte um pouco mais distante, sonhamos com um restaurante para que os produtos da Farna San Francisco tenham valor agregado.
Ficamos felizes quando os irmãos nos visitam porque sentimos que este projeto de Jécua pertence a todos os frades da Custódia Santa Clara de Asís.
Jecua celebrou a Eucaristia com a proclamação do Cântico das Criaturas. Para valorizar este dia do Meio Ambiente plantamos 5 árvores! A Jufra fez serviço na cidade de Manica!
Comments are closed