Fraternidade é um dos elementos do Carisma Franciscano de maior importância, a Espiritualidade Franciscana, passa por este caminho do ser irmão, porém o caminho de Fraternidade não é uma exclusividade da Ordem Franciscana, mas já haviam outros movimentos até da própria sociedade que se propunha a viver em fraternidade. Então qual é a novidade que São Francisco de Assis traz ao buscar viver a Fraternidade?

Francisco utiliza o termo Irmão em seus escritos 306 vezes, sendo o termo mais usado em suas fontes depois do termo Senhor (410 vezes), percebemos assim a importância para Francisco da vivencia do ser irmão, é a partir do ser irmão que é construída uma caminhada Evangélica sendo; Irmãos que rezam (Rb 3,1-9), irmãos que vão pelo mundo (Rb 3,10-14) irmãos que não recebam dinheiro (Rb 4), irmãos que trabalham (Rb 5).

No seu testamento percebemos a seguinte passagem “E depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o próprio altíssimo e revelou que eu deveria viver segundo a forma do Santo Evangelho” (Test. 14), para Francisco o irmão é um dom de Deus, um dom de Deus que revela um caminho evangélico, no documento da Ordem do Frades Menores que tem por título “Todos vós sois irmãos” diz assim:

“…Esta opção de vida, isto é, viver o Evangelho como irmãos, corresponde à obediência à revelação divina. Podemos dizer, pois, que a fraternidade franciscana faz parte de um plano vocacional na vida de Francisco, com o qual ele responde por obediência à vontade de Deus, assumindo o Evangelho como forma de vida.”

Para Francisco a Fraternidade, é uma forma de vida segundo o Evangelho para seguir a doutrina e o exemplo do próprio Jesus Cristo (Rnb 1,1), a vida em Fraternidade não é algo exclusivo do carisma Franciscano, existiram movimentos, grupos sociais e religiosos antes e após Francisco que buscavam esse ideal de vivencia fraterna, porém a novidade de Francisco é um sentido mais profundo de Fraternidade, a Fraternidade para Francisco tem como centralidade o Evangelho e o seguimento de Cristo, é o Evangelho de Cristo que o motiva na vivência Fraterna “um só é o vosso Mestre e todos vós sois irmãos; um só é o vosso Pai” (Mt 23,8-9), assumindo com caridade todos os desafios que esse caminho apresenta, por obediência ao chamado do Pai.

Nesta forma de vida Fraterna, Francisco transforma um modo de viver e conviver, de ser e de agir, e através dela uma forma de relacionar-se consigo, com Deus, com os outros e com as outras realidades. Até a morte é vista por Francisco como irmã.

Categories:

Tags:

Comments are closed